Hoje vou falar um pouquinho a respeito de um gênero que apesar de ler pouco eu curto bastante. E afinal quem nuca se deixou envolver por um triller, né? Apesar de ser um dos gêneros mais antigos, ainda hoje faz a cabeça de leitores de várias idades.
A palavra triller equivale a suspense em nosso idioma, então um triller nada mais é que um livro de suspense. Os principais elementos presentes em obras do gênero são: o suspense propriamente dito, a tensão e a excitação que aliados ao ato de esconder informações importantes e ao clímax formam uma teia que cumpre bem o papel de prender o leitor.
De acordo com escritores internacionais, um thriller é caracterizado pela "súbita onda de emoções, suspense, apreensão e alegria que conduzem a narrativa, às vezes sutilmente, com picos e calmarias, às vezes em um constante ritmo alucinante."
O que faz os leitores amarem tanto um triller?
Parte do fascínio dos thrillers vem não só do que falam suas histórias, mas de como elas são contadas. A trama de um thriller é geralmente conduzida pelo vilão, que apresenta obstáculos que o protagonista deve superar.
Trata-se de um gênero amplo que engloba vários subgêneros.
- Thriller de conspiração:
- Thriller criminal:
- Thriller erótico:
- Thriller político:
- Thriller psicológico:
- Thriller tecnológico ou techno-thriller:
Essa foi uma pesquisa informal fora dos padrões acadêmicos, cujo objetivo exclusivo é informar os leitores do Sou bibliófila e facilitar a nossa própria classificação de leitura.
Referências:
- Illiterarty, Consultado em 13 de Janeiro de 2016
- Find me an author, Consultado em 13 de Janeiro de 2016
Nenhum comentário
Postar um comentário