Não deveria ser surpresa, diante de tantos elogios e tantos leitores entusiasmados deveria saber que se tratava de um bom livro, mas para não perder o costume me privei de toda e qualquer expectativa e me deixei surpreender. Estou super feliz com esse último mês, um livro melhor que o outro. "The 100" encabeçando a lista de melhor distopia que li esse ano.
Título: Os Escolhidos (The 100 #01)
Autor(a): Kass Morgan
Editora: Galera Record
N° de Páginas: 288
Desde a terrível guerra nuclear que assolou a Terra, a humanidade passou a viver em espaçonaves a milhares de quilômetros de seu planeta natal. Mas com uma população em crescimento e recursos se tornando escassos, governantes sabem que devem encontrar uma solução. Cem delinquentes juvenis — considerados gastos inúteis para a sociedade restrita — serão mandados em uma missão extremamente perigosa: recolonizar a Terra. Essa poderá ser a segunda chance da vida deles... ou uma missão suicida.
Após meses vivendo no confinamento Clarke está ciente de que sua morte nunca esteve tão perto, prestes a completar 18 anos a garota sabe que as chances de ser perdoada no seu rejulgamento iminente são praticamente inexistentes. Se não bastasse ter perdido seus pais de forma brutal devido a traição daquele ao qual ela entregou seu coração e sua confiança a garota verá seu destino já pré-definido seguir outros rumos. Clarke e outros 99 confinados serão enviados a terra em uma missão que arriscará suas vidas. Uma viagem forçada que irá expor os 100 escolhidos a perigos inesperados.
Entre os 100 tripulantes está Wells ex-namorado de Clarke e filho do Chanceler Jahi um dos governantes da Colônia (denominação das espaçonaves em que a humanidade habita no espaço), o rapaz não poupou esforços para fazer parte da tripulação que seria enviada a terra, não se importando com a possibilidade da toxidade que ainda pode estar presente no planeta, para Wells a unica coisa que importa é estar ao lado de Clarke nem que seja para morrerem juntos. Assim como Wells, Bellamy também é um integrante "voluntário" na nave dos 100, o rapaz invade a nave a poucos minutos da partida para acompanhar sua irmã caçula e única família Octavia que era uma das prisioneiras e seria enviada nessa missão suicida.
A vida de todos na colônia depende do sucesso dessa missão já que mais de trezentos anos se passaram e a nave não consegue mais suportar o crescimento e o consumo mesmo que regrados de todos os recursos. Se forem bem sucedidos os jovens receberão o perdão de seus crimes e poderão retomar suar vidas em liberdade. Mas se por acaso trezentos anos não tiverem sido suficientes para eliminar a radiação tóxica responsável por matar milhares de pessoas, os 100 serão as próximas vítimas desse mal. O que está reservado aos escolhidos nesse planeta a muito desabitado? Seriam eles capazes de sobreviver em mundo que só conhecem dos livros? Com uma grande responsabilidade em mãos, seriam eles capazes de assegurar a existência do que sobrou da humanidade?
Quando soube do lançamento de The 100 admito que não dei a importância que deveria e que o livro merecia. Porém com o decorrer dos dias e com inúmeros comentários positivos a respeito da obra a curiosidade venceu a inercia e decidi me lançar na leitura. E que prazer essa decisão me proporcionou, após ler o livro fiquei sedenta por mais e resolvi conferir a série, apesar de muitos elogios a mesma confesso que não me agradou tanto, pelo menos não depois de ler esse livro, acabei desistindo da série e me encontro em abstinência relendo capítulos e trechos marcantes na espera ansiosa do lançamento da continuação.
Com uma escrita viciante, que trás um enredo prático e bem desenvolvido, repleto de tensão e mistério Kass Morgan despertou sensações incríveis, com capítulos curtos, narrados de forma intercalada entre vários integrantes da nave, a leitura transcorre de forma rápida. A autora criou um mundo pós cataclismo incrivelmente convincente, não deixando de fora a característica ditatorial dos mundos distópicos. Os habitantes da colônia foram divididos em três grandes grupos Phoenix, Walden e Arcadia, a primeria sendo habitada pela "elite" com todos os privilégios e poderes. Os moradores de Walden e Arcadia tinham seus direitos limitados e viviam com comida, água e posteriormente oxigênio regrados. O Chanceler e o vice-Chanceler eram responsáveis por administrar a colônia a punhos de ferro, o controle de natalidade denominado Doutrina Gaia, permitia ao casal ter apenas um filho, desde que o mesmo fosse autorizado pelo conselho, caso houvesse transgressão dessa doutrina ambos os responsáveis seriam confinados, após o julgamento ao serem considerados culpados seriam executados. Apesar de drástico esse controle era essêncial para manter vivo os habitantes da colônia até quando fosse possível retornar a terra.
Um livro cheio de observações a respeito da personalidade destrutiva da raça humana e suas consequências. Por ter tido uma experiência tão positiva gostaria que todos lessem, quero que extraiam por si só tudo o que o livro tem a oferecer. Desejo uma boa leitura e que o livro seja bom para vocês como foi para mim.
Muito bom
Confira esse e outros livros, além de muitas novidades
legais na Fan Page da editora.
Hey
ResponderExcluirEu não gostei muito do pilot da série de tv, mas dizem que o livro é ótimo.
Não tinha lido nenhuma resenha ainda, e me interessou, talvez fique só com ele mesmo. Já que a maioria do meu incômodo, com a adaptação, foi despertado pelos atores.
bjs
Nana - Obsession Valley
Oi Delmara, tudo bem?
ResponderExcluirNossa, que história!!!!!!!! Já fiquei super tensa e nem li o livro. Ah, diz que não foi o Wells que a traiu e causou a perda dos pais dela??? Pois só o fato de ir com ela prova o amor dele. Nossa!!!!!! Só consigo dizer isso!!!
Adorei sua resenha e o livro também.
Vou colocar na minha prioridade de compra.
beijinhos.
cila-leitora voraz
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Muito boa a sinopse! Eu ainda não tinha visto nada sobre OS ESCOLHIDOS, e parece ser bem legal.
ResponderExcluirMixação | Um blog teen para quem pensa mix.
Eu já assisti a série toda, digo a primeira temporada, espero que o livro esteja a altura e que não seja muita coisa diferente como foi com The Vampire Diaries.
ResponderExcluirAdorei a resenha e estou seguindo o blog
Beijos
http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/
Ei, Del, tudo bem?
ResponderExcluirEu gostei bastante desse livro. Achei que é uma distopia diferente e MUITO inteligente. É bem introdutório, é verdade e termina NA MELHOR PARTEEEEE. To simplesmente doida pra ler o segundo.
beijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Eu to loca para ler esse livro, depois que comecei a ver a série, o livro parece ser bem mas interessante.
ResponderExcluirmomentocrivelli.blogspot.com.br
Oi Delmara! Achei bem legal o livro, melhor que a série de TV, os personagens do livro são mais interessantes e a história mais envolvente, não vejo a hora de ler a sequencia e saber como eles vão se sair após tantas descobertas.
ResponderExcluirBjos!!
Cida
Moonlight Books
Olá!
ResponderExcluirMais uma resenha positiva, como não procurar para ler? Eu necessito dele hahaha.
Eu adoro distopia e com uma história sensacional assim eu necessito da leitura. Já li outras resenhas, mas nenhuma delas foi o suficiente para me deixar com gostinho de quero mais. Acho a capa um pouco choca, mas a sinopse até que é bacana, porém, a resenha completou demais.
Uma amiga também indicou da TV, mas fico com livro mesmo porque dizem que é melhor rs.
Beijos!
De tudo um pouco
Oiee ^^
ResponderExcluirAinda não li esse livro, mas amooo a série! Mal vejo a hora de ver a 2ª temporada ♥
Eu também não dei muita importância para o livro/série quando lançou, mas agora mal vejo a hora de ler/ver...rsrs'
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Olá, Delmara! Tudo bem?
ResponderExcluirEu sou fã de distopias, junte isso a uma pegada de ficção científica e imagine então que "The 100 - Os Escolhidos" está no topo da minha lista de desejados!! Mas confesso que ainda não sei muito bem o que esperar do livro já que li resenhas super positivas, como também li resenhas de pessoas que se decepcionaram um pouco com a trama. Espero que me encaixe no primeiro grupo! Bjs
Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/
Olá =).
ResponderExcluirConfesso que não sei o que pensar sobre esse livro. Umas resenhas falam bem, outras não. Isso me confunde bastante. Acho que vou solicitar o livro pra tirar minhas próprias conclusões.
Beijos.
memorias-de-leitura.blogspot.com
Oi Delmara! Estou assistindo a série e estou amando, quero muito ler o livro,espero ser tão bom quanto!
ResponderExcluirAmei a resenha e com a ajuda dela agora tenho certeza da leitura!
Beijos Joi Cardoso
Estante Diagonal
Fiquei curiosa para ler esse livro. Já botei ele na minha lista "Vou ler" do Skoob.
ResponderExcluirwww.mundosdepapel.com