A Livraria 24h do Mr. Penumbra me surpreendeu de uma forma que ainda não sei definir. Parece ser um livro diferente e realmente é o que ele é. Estranhamente diferente. O que me cativou.
Titulo: A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra
Autor(a): Robin Sloan
Editora: Novo Conceito
N° de páginas: 288
A recessão econômica obriga Clay Jannon, um web-designer desempregado, a aceitar trabalho em uma livraria 24 horas. A livraria do Mr. Penumbra — um homenzinho estranho com cara de gnomo. Tão singular quanto seu proprietário é a livraria onde só um pequeno grupo de clientes aparece. E sempre que aparece é para se enfurnar, junto do proprietário, nos cantos mais obscuros da loja, e apreciar um misterioso conjunto de livros a que Clay Jannon foi proibido de ler. Mas Jannon é curioso…
Clay está desempregado após a recessão econômica que seu país vive atualmente e procura um novo emprego em qualquer lugar que possa sustentá-lo. É nessas andanças que conhece a Livraria 24h do Mr. Penumbra, uma livraria comandada por um senhor peculiar que logo o aceita como atendente no período da madrugada. É assim que Clay, o webdesigner, termina como atendente de uma livraria estranhamente freqüentada por pessoas diferentes, com seus códigos e misteriosos livros diferentes.
A trama me foi estranha em seu começo, lemos muito sobre programações, códigos, linguagem de webdesigner em si, diferente do que achamos que vamos encontrar em um livro com uma livraria na trama. Nessa trama há códigos sendo decifrados, uma ‘seita’ há séculos existente, livros antigos e cheios de segredos promissores e ainda, muita tecnologia envolvida.
Esse é o diferencial em A livraria 24h do Mr. Penumbra: livros físicos e tecnologia, códigos e doutrinas antigas e códigos inscritos nos computadores onde só os mais especializados no assunto conseguem decifrá-los. O livro não tem grandes reviravoltas, mas ainda assim torna-se instigante no decorrer da leitura pelos mistérios envolventes com os personagens, com os códigos dos livros, com os códigos no computador e Clay no meio disso tudo tentando decifrá-los.
Aliás, os personagens são os que mais me cativaram. Por ser uma estória sem grandes acontecimentos e grandes mudanças, os personagens também são assim. São mais reais. Clay é um desempregado onde a única coisa que sabe fazer não lhe traz tanta facilidade assim para trabalhar, ele não é o típico personagem que fracassa na vida e torna-se depressivo, mas também não é aquele que após um tempo tem grandes mudanças acontecendo. Mr. Penumbra é um senhor cativante e mais do que interessante. Os demais personagens fazem parte da estória de uma maneira nada artificial também.
A livraria 24h do Mr. Penumbra não é um livro sobre ficção, nem sobre como os livros físicos são mais importantes e devem ser levados a sério mais do que as novas tecnologias existentes atualmente; pelo contrário, nele podemos ver que costumes antigos podem adequar-se aos novos, incluindo a paixão por literatura, por livros, por palavras.
Esse livro pode acarretar uma separação em que o lê: ou você ama ou você odeia. Para quem está esperando um livro surpreendentemente fictício, recheado de exaltação á magia da leitura nos livros físicos, alerto que não será o que irá encontrar aqui. Mas diferente do que podemos pensar, é uma boa leitura, com uma trama densa e linear, mas que instiga o leitor até o fim. Mais do que recomendado por mim, àqueles que amam seus livros, amam o que as novas tecnologias podem nos proporcionar e também aos que amam um mistério, sociedades secretas e segredos à serem revelados.
Nossa Jenn, a sua foi a primeira resenha positiva que li sobre esse livro. Deixei-o de lado e nunca mais o acrescentei na minha lista. Mas agora você me deixou tão curiosa.. em pensar que pode haver um ponto de vista completamente diferente sobre ele. Que interessante. Beijos, Mi
ResponderExcluirwww.recantodami.com
Olá Jeniffer,
ResponderExcluirLi e resenhei esse livro no blog, gostei mas esperava bem mais, fiquei conhecendo algumas coisas interessantes, mas achei amarrada a leitura....parabéns pela sua resenha....abraços.
devoradordeletras.blogspot.com.br
Eu sou apaixonada por esse livro, ele é encantador.
ResponderExcluirwww.iasmincruz.com
Desde que lançou morro de vontade de ler, mas ainda não tive chance
ResponderExcluirbjos
Pah
Lendo e Escrevendo
Oi, tudo bom?
ResponderExcluirVim te fazer uma visitinha.
Nossa, me surpreendi com a resenha, sempre quis ler mas nunca coloquei muitas
expectativas, afinal, como você disse parece ser um livro diferente.
Amei a resenha ^^
Te espero lá no blog.
Bjs*-*
Território das Garotas
Oie.
ResponderExcluirQue bom que você conseguiu se entender com a história e soube aproveitá-la.
Eu achei esse livro totalmente estranho rsrsrs, e ele não me cativou nem um pouco, nada ali me instigou, na verdade, apesar de toda minha insistência eu não consegui levar a leitura até o final e fiz uma coisa que odeio: abandonei a leitura.
Beijos.
Leituras da Paty
Gostei da resenha, ainda não li esse livro.
ResponderExcluirBjs
http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
Oi Jennifer,
ResponderExcluirtudo bem?
Eu esperava uma trama de mistérios envolvendo uma sociedade secreta, algo muito antigo. Mas pelo o que escreveu podemos encontrar um pouco disso ao tentar desvendar esses códigos.
Mesmo sendo diferente, eu ainda tenho curiosidade de ler.
beijinhos.
cila-leitora voraz
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Oi Jennifer :) Uma das integrantes do blog já leu o livro e adorou! Pela sua resenha pude entender o motivo! Com certeza vou adiciona-lo a minha lista de desejados, gostei muuuuuuuuuuuuuito!
ResponderExcluirBeijos
Débora - Clube das 6
http://www.clubedas6.com.br